Casos de Covid-19 continuam crescendo em Salvador

Nas últimas semanas, a capital baiana anunciou a reabertura de diversos setores, onde parte da população já retomou o trabalho presencial e atividades de compras e lazer, chegando até a lotar praias e bares da cidade. Contudo, os casos de pessoas contaminadas pela Covid-19, não param de aumentar. De acordo com último boletim da Secretaria de Saúde do Município (SMS), o número de contaminados chega a 87.890, crescendo 2% em relação a semana passada.

Segundo dados do boletim da SMS, Salvador já registrou que 2.575 pessoas morreram por causa da doença. Para as pessoas curadas, os dados da Secretaria mostram que a capital baiana possui 85.139 pessoas livres da Covid-19.

Com 3.387 pessoas contaminada, o bairro de Pernambués, lidera o ranking na cidade. Em seguida vem o bairro de Santa Cruz, com 2.507 casos. O bairro da Pituba fica em terceiro lugar em número de pessoas contaminada pelo novo coronavírus, com 2.364 vítimas da doença. Já o bairro com menor número registrado de pessoas com a doença, é o bairro de Porto Seco Pirajá com 6 pessoas.

As pessoas do sexo feminino são maioria dos casos da doença na cidade, ficando com 55%, a maioria delas contendo entre 40 e 49 anos de idade. Em relação as pessoas do sexo masculino, a SMS registou 45% do total dos casos confirmados para a Covid-19, na maioria eles tinham entre 30 e 39 anos.

ORIENTAÇÃO

O órgão salienta, ainda, que caso você se sinta doente, com sintomas de gripe, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos e fique em casa por 14 dias e só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar. Em caso de diagnóstico positivo para COVID-19, siga as recomendações médicas.

Fique em isolamento domiciliar. Utilize máscara o tempo todo. Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo. Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso, pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.

Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados e precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%. Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.

Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária ou álcool 70%. Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores ficam em isolamento por 14 dias também. Caso outro familiar da casa também inicie os sintomas leves, ele deve reiniciar o isolamento de 14 dias. Se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar, ele deve procurar orientação médica.

CONTAMINAÇÃO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou em relação a contaminação geral das pessoas, aproximadamente uma em cada dez pessoas pode ter sido infectada com o novo coronavírus, deixando a grande maioria da população mundial vulnerável à covid-19,

Mike Ryan, o principal especialista em emergências da OMS, disse ao Conselho Executivo da agência Brasil, que os surtos da infecção estão aumentando em partes do Sudeste da Ásia, além de os casos e as mortes estarem subindo em áreas da Europa e na Região Leste do Mediterrâneo.

“Nossas melhores estimativas atuais nos dizem que cerca de 10% da população global podem ter sido infectadas por esse vírus. Varia dependendo do país, varia de urbano a rural, varia dependendo de grupos. Mas o que isso significa é que a vasta maioria do mundo continua em risco”, disse Ryan. “Estamos entrando em um período difícil. A doença continua a se espalhando”.

Por: Poliana Antunes (Tribuna da Bahia)

Deixe um comentário